PROFESSORA ELIANE
PERÍODO DA TARDE
INTRODUÇÃO
A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos. Pois, por meio dela, os educandos entram em contato com toda a riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.
A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos. Pois, por meio dela, os educandos entram em contato com toda a riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.
JUSTIFICATIVA
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
Pretende-se
com este trabalho desenvolver atividades que possibilitem momentos de interação
entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a
capacidade de produção de textos, a criatividade, a percepção auditiva e
desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito
de ler e escrever. Espera-se, ainda, que este projeto dê subsídios aos (às)
professores (as) do 1° ao 5° ano, contribuindo no trabalho da leitura e
escrita.
OBJETIVOS
• Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita;
• Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;
• Ampliar o repertório textual.
• Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita;
• Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;
• Ampliar o repertório textual.
DESENVOLVIMENTO
●Apresentar livro para os alunos;
●Falar sobre autor e ilustrador do livro;
●Ler a história;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Produzir textos.
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário